Adaptação escolar sem sofrimentos

Esse momento compreende toda nova etapa escolar de seu pequeno e muitas vezes vem acompanhada de muita insegurança por parte da criança e da família.

Mas tranquilizem-se, temos algumas dicas para que possam superar esse momento com maior tranquilidade.

Mas o que é adaptação escolar?

A adaptação escolar nada mais é que a integração, a socialização, a familiarização do aluno para com um novo espaço ou uma nova rotina do qual ele está acostumado. Esse processo pode ocorrer quando há troca de escola, transição de um ano letivo para o outro, troca de turma ou mesmo de professora.

Esse processo deve ser vivenciado de forma natural e com muito acolhimento.

Não há tempo determinado para que a criança se adapte. Umas já se sentem pertencentes ao grupo desde o primeiro dia, outras entre 15 dias ou até mais, o importante é a persistência, a paciência e a relação entre família e escola.

Como funciona essa Adaptação?

Desde o primeiro contato da criança com a escola já se inicia o processo que gera tanta preocupação por parte da família e se torna tão natural por parte do aluno.

Após o aluno conhecer o espaço que ficará, já podemos considerar que o primeiro passo foi dado.

Logo vem a acolhida, onde toda equipe se envolve, oferecendo um cheirinho, um aconchego, uma novidade, um colinho e incansavelmente o diálogo capaz de tranquilizar, o deixando preparado para a próxima e prazerosa etapa, conhecer os colegas que dividirão dias de muita alegria e aprendizado.

Assim como nós adultos, a criança sempre se identifica mais com um ou outro coleguinha e a familiarização com o novo começa acontecer.

Como a família pode ajudar?

Com certeza a criança mede através da família se o local que está ficando é seguro ou não, por isso é de suma importância que a família transmita a criança muita segurança, afinal seu pequeno(a) será assistido pelos educadores da melhor instituição de Fazenda Rio Grande.

Da visita ao material

Se a criança tiver uma idade no qual já que compreenda o que está acontecendo, é importante que ela participe de todo o processo, desde a visita a escola até o preparo de seus materiais.

Estimular a curiosidade da criança em conhecer novos coleguinhas e lhe contar tudo que poderá realizar no ambiente escolar, também ajuda bastante a familiarização.

Sempre pertinho

Se for uma criança de berçário ou maternal além de apresentar-se animada para leva-la para a escola, poderá deixar juntamente com os pertences dela um objeto que ela gosta de brincar em casa. (Identifique o objeto para auxiliar em nossa organização)

Se a criança for maiorzinha que tal desenhar um coraçãozinho na mãozinha dela e também na sua, assim que der saudade é só olhar que irão lembrar que em instantes já estarão juntos em família novamente.

A hora é agora

Ao deixar a criança na escola, não se despeça muito, isso pode causar insegurança. Ela deve ser deixada com alegria e na certeza que ficará bem.
É comum crianças muito apegadas a família chorar neste processo de adaptação, aí vem a parte do acolhimento que toda a equipe está preparada a oferecer, podem ir para casa tranquilos.

Promessas só se puder cumprir

Se prometer a criança que será você que virá busca-la, você deve busca-la, ela precisa saber que realmente pode confiar.

Se prometer que na saída estará a esperando ali esteja, conforme combinado.
O processo de confiança começa na primeira infância e com certeza acompanhará a criança para a vida inteira.

Equilíbrio Emocional

É comum neste período de adaptação como já mencionado anteriormente a criança ficar mais irritada, insegura, frustrada e transmitir todo esse sentimento através de choro. Sempre que o choro aparecer é importante ressaltar a importância da escola e tudo que poderá vivenciar nela, porém jamais ceder ao choro interrompendo a adaptação, é preciso firmeza pelo menos nos 15 primeiros dias.

Adaptação interrompida pode ocasionar a necessidade de reiniciar todo o processo tornando assim desgastante para a família e para a criança.

Nova Rotina

Iniciando as aulas, toda a rotina da família acaba se alterando. Para que se torne mais tranquilo esse momento, a organização é nossa maior aliada.
Deixe tudo preparado com antecedência, reserve o tempo para dialogar em família todos os dias após a aula, programe-se para eventuais imprevistos para que o tempo não se torne um problema.

Acompanhe os registros feitos na agenda eletrônica diariamente e deixe sempre seu comentário. Troca de experiência entre a família, escola e professores é excelente e facilita todo o processo.