class="com_gridbox page ">

As funções Educacionais dentro do Núcleo Familiar

É importante que os responsáveis lidem e “assumam seus papeis” com muita sabedoria e cautela. A personalidade desse futuro cidadão depende da base de formação recebida ao longo de sua infância.


A função dita como função do cuidado, do afeto pode ser assumida por ambos os responsáveis porém geralmente predomina na figura Materna, iniciando já na própria amamentação assumindo um papel fundamental no desempenho dessa transmissão de afeto. É através dessa transmissão de carinho e zelo que a criança aprende a amar e ser amada, a cuidar e ser cuidada, a receber afeto e doar afeto.


Já a função dita como função da lei, organização, estrutura, ordem, autoridade geralmente assumida pela função paterna, impõe com mais facilidade os limites que a criança pode chegar, estabelece regras claras e as faz cumprir oportunizando a criança uma melhor compreensão dos atos e consequências facilitando assim as melhores decisões. Lembramos que essa função pode ser desempenhada por qualquer um dos responsáveis ou até mesmo pelos dois desde que a sabedoria e a cautela esteja sempre presente.  Entender seus próprios limites e aceitar as regras é importantíssimo para o desenvolvimento  emocional saudável  e para uma excelente convivência social.


Reconhecer suas funções dentro de um núcleo familiar, favorece a todos os envolvidos sendo eles os responsáveis e a criança. Independente da função adotada pelo responsável deve ser exercido o dialogo pois o mesmo  tem o poder de fortalecer  o que há de mais precioso no convívio chamado de AMOR.


DICAS IMPORTANTES :


  • Invista em tempos de qualidade
  • Demonstre Segurança 
  • Ouça e mantenha uma sintonia emocional com seu pequeno(a)
  • Estabeleça limites Claros
  • Estimule sem exigências ou estresse.
  • Favoreça a autonomia
  • Elogie / reconheça
  • Favoreça a capacidade reflexiva antes das ações


Lembre-se que a infância é única e merece ser bem vivida para que seja positivamente memorável, alavancando excelentes resultados emocionais na trajetória de desenvolvimento deste pequeno "serzinho".